Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Fifth Birthday tickers Lilypie Third Birthday tickersLilypie First Birthday tickers

16 novembro 2012

Simetria

No fim do mês passado no blog Orca e Alce, houve um sorteio do livro Matemáticas con Legos que nós ganhámos. O livro tem ideias muito giras para se trabalhar diversos conceitos matemáticos usando os Legos. 
Como há umas semanas tinhamos andado de volta das simetrias, resolvi experimentar uma das atividades sugeridas no livro desse tema.
Comecei por construir eu uma imagem para eles reproduzirem em simetria


Foi muito giro ver as estratégias que ele arranjou para resolver o desafio, e sem grande dificuldade conseguiu superá-lo.
Depois experimentámos com figuras de objetos conhecidos
Os dois mais crescidos experimentaram e divertiram-se mais ainda. A piolha 2 no fim transformou a casinha num moinho (mas não fui a tempo de registar o momento).
De seguida o mais crescido quis fazer ao contrário, ele montou uma imagem para eu a fazer em simetria. Para ter a certeza que era possível juntámos as peças por cores e tamanhos e depois dividiu cada conjunto em dois, para ter a certeza que não usava mais de metade de cada tipo de peça, por isso, além de simetrias trabalhámos contagem, classificação e divisões.


Vamos com certeza repetir esta atividade e fazer mais propostas do livro, obrigada Marvan.

5 comentários:

Marvan disse...

Muito obrigado!!!
Gracias por compartirlo!
¿puedo mencionarlo en mi blog y poner un link?

♥ meninheira ♥ disse...

Ohhhhhh tao lindo!!

Eu também é que vou partilhar no meu blog, muito obrigada Kakia.

Beijinhosssss
m*

A Horta Encantada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Totas disse...

Muito giro. Parabéns
Muitos beijinhos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.